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  • Duração1995.0 horas
  • Objectivo Geral

    Noções de:
    Controlo de qualidade
    Informação turística
    Técnicas básicas de emergência
    Hábitos e culturas alimentares.
    Conhecimentos de:
    Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional
    Gestão de equipas
    Faturação
    Informática na ótica do utilizador.
    Gestão de stocks.
    Legislação alimentar e da atividade profissional
    Matemática (operações de cálculo numérico, proporções e percentagens).
    Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas).
    Confeções de cozinha e pastelaria
    Enologia
    Processos de acondicionamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares
    Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais.
    Conhecimentos aprofundados de:
    Vocabulário técnico específico.
    Língua inglesa e outra língua estrangeira (comunicação ao nível do utilizador independente e utilização de vocabulário técnico).
    Técnicas de comunicação e de vendas
    Técnicas de acolhimento e atendimento e gestão de reclamações.
    Técnicas de planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar.
    Organização do serviço de restaurante.
    Organização do serviço de bar.
    Funcionamento e conservação de equipamentos e utensílios de restaurante/bar.
    Estrutura e composição de cartas e ementas.
    Características dos alimentos e bebidas servidas em restaurantes, sua composição dietética, valor alimentar e origens.
    Métodos de serviço de restaurante/bar.
    Receituário de confeções de sala.
    Técnicas de arte cisória.
    Técnicas de empratamento e decoração dos alimentos em sala.
    Técnicas de confeção, decoração e serviço de bebidas.
    Regras protocolares do serviço de restaurante e de bar.

  • Objectivos Específicos

    Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança.
    Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar.
    Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria.
    Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas.
    Executar confeções de sala e arte cisória.
    Planear e executar os diferentes serviços especiais.
    Faturar os serviços prestados.
    Controlar custos de alimentos e custos de bebidas.
    Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos.
    Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
    Atender e resolver reclamações de clientes.
    Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

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