Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração1995.0 horas
  • Objectivo Geral

    Noções de:
    Desenvolvimento de crianças e jovens
    Problemas de desenvolvimento e sinais de alerta
    Processo de socialização da criança e do jovem
    Modelos e espaços pedagógicos
    Conhecimentos de:
    Ética e deontologia profissional
    Sistema Nacional de Intervenção Precoce
    Fundamentos de pedagogia
    Educação inclusiva
    Necessidades educativas específicas
    Modelos curriculares e áreas de conteúdo educativo
    Espaços socioeducativos
    Projeto de intervenção pedagógica
    Recursos e materiais educativos
    Ficheiros de atividades educativas
    Técnicas de animação para crianças e jovens
    Técnicas de comunicação e de relacionamento com crianças e jovens
    Literatura para a infância e juventude
    Respostas sociais e educativas para crianças e jovens
    Planificação e desenvolvimento de atividades de tempos livres
    Planificação e desenvolvimento de atividades de animação
    Planificação e desenvolvimento de atividades artísticas
    Planificação e desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas
    Comportamentos e hábitos alimentares
    Comportamentos e hábitos de higiene
    Cuidados de saúde primários
    Organização, manutenção e higiene de materiais, equipamentos e espaços
    Primeiros socorros
    Prevenção de acidentes e segurança de crianças e jovens

  • Objectivos Específicos

    Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação.
    Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico-pedagógicas no seu planeamento e organização, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver.
    Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.
    Acompanhar e apoiar crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal.
    Organizar refeições, bem como acompanhar e apoiar as crianças e jovens durante o período de refeições.
    Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados.
    .Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens.
    Registar e reportar superiormente ocorrências.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Manifestar interesse Pedir contacto