Informação sobre o curso

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  • Duração50.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Empregados e Desempregados

    Destinatários elegíveis:
    Desempregados (há menos de 1 ano)

    Habilitações escolares:
    -Igual ou superior ao 9.º ano de escolaridade para ativos empregados.
    -Os ativos desempregados devem ser detentores de habilitação igual ou superior ao 12.º ano
    Horário: 1 ou 2 dias p/ semana

    Condições:
    4,77€/dia

    Horário:
    Das 19:00 às 23:00

  • Observações

    ATENÇÃO!

    A Inscrição só é válida após inscrição e envio da documentação via email | entredesafios@gmail.com

    DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA:

    PROVA DE EMPREGO
    1- Cartão de cidadão;
    2- Certificado de Habilitações concluídas (não são aceites certificados de frequência);
    3- (declaração da entidade empregadora; ou declaração da Segurança Social);
    4- Comprovativo do período normal de trabalho (declaração da entidade empregadora)
    5- Comprovativo de IBAN oficial do banco (o seu nome deve constar como titular de conta)
    6- O recibo vencimento serve também de comprovativo de morada, caso contrário terão de nos fazer chegar um documento comprovativo).

    PROVA DE DESEMPREGO
    1- Cartão de cidadão;
    2- Certificado de Habilitações concluídas (não podem ser aceites certificados de frequência);
    3-Declaração do Serviço Público de Emprego (IEFP), em como se encontra desempregado há menos de 12 meses; ou declaração da Segurança Social;
    4- 5- Comprovativo de IBAN oficial do banco (com o seu nome como titular de conta)

    PS: Não são legíveis formandos com local residência fora das áreas de implantação territorial do POISE, ou seja, residentes nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve.

  • Objectivo Geral

    Reconhecer a importância da comunicação e desenvolver estratégias e técnicas para a promoção de uma comunicação interpessoal eficaz.
    Fornecer ferramentas essenciais para atuar eficazmente como facilitador(a).
    Reflectir sobre a intervenção adequada como facilitador(a) em diferentes tipos de processos.
    Planear e estruturar a informação de forma a transmiti-la eficazmente, a par da realização de apresentações dinâmicas e persuasivas.
    Mobilizar as capacidades de comunicação verbal e gestual do profissional, bem como atender às características culturais na realização de apresentações.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Comunicação
    Importância da comunicação
    Factores de impacto na comunicação verbal e não verbal
    Obstáculos e barreiras a uma comunicação eficaz
    Principais estratégias e técnicas para uma comunicação eficaz
    Escuta ativa e a reformulação
    Assertividade
    Feedback
    Clarificação
    Moderação
    Reuniões tradicionais vs reuniões facilitadas
    Facilitador e participantes
    Facilitação – fases do processo
    Perfil e tarefas do facilitador
    Aspectos logísticos
    Técnicas de comunicação
    Inventário de metodologias
    Processo facilitado – estruturação, execução e intervenções pós-processo
    Perfil dos «actores» em processos facilitados – facilitador e participantes
    Formatos específicos
    Facilitadores em equipa
    Facilitador externo versus facilitador interno
    Técnicas de Apresentação e visualização
    Competências para falar em público
    Factores emocionais que interferem na apresentação
    Postura
    Voz
    Controlar a comunicação verbal e não verbal para desenvolver uma exposição dinâmica e persuasiva
    Planeamento e a organização das apresentações
    Planeamento da apresentação em função dos objetivos e da audiência
    Etapas da apresentação
    Métodos, técnicas e meios auxiliares
    Desenvolvimento da apresentação
    Sinais da audiência
    “Gerir” a relação com a audiência
    Lidar com perguntas e objecções

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