Noções de:Controlo de qualidadeInformação turísticaTécnicas básicas de emergênciaHábitos e culturas alimentares.Conhecimentos de:Saúde, higiene e segurança alimentar e profissionalGestão de equipasFaturaçãoInformática na ótica do utilizador.Gestão de stocks.Legislação alimentar e da atividade profissionalMatemática (operações de cálculo numérico, proporções e percentagens).Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas).Confeções de cozinha e pastelariaEnologiaProcessos de acondicionamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentaresTécnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais.Conhecimentos aprofundados de:Vocabulário técnico específico.Língua inglesa e outra língua estrangeira (comunicação ao nível do utilizador independente e utilização de vocabulário técnico).Técnicas de comunicação e de vendasTécnicas de acolhimento e atendimento e gestão de reclamações.Técnicas de planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar.Organização do serviço de restaurante.Organização do serviço de bar.Funcionamento e conservação de equipamentos e utensílios de restaurante/bar.Estrutura e composição de cartas e ementas.Características dos alimentos e bebidas servidas em restaurantes, sua composição dietética, valor alimentar e origens.Métodos de serviço de restaurante/bar.Receituário de confeções de sala.Técnicas de arte cisória.Técnicas de empratamento e decoração dos alimentos em sala.Técnicas de confeção, decoração e serviço de bebidas.Regras protocolares do serviço de restaurante e de bar.