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Condições de Inscrição

Destinatários:

- Desempregados.

- Para cursos de nível secundário: Adultos com idade igual ou superior a 23 anos, aos dados de início da formação, sem ensino secundário completo que pretendam completar qualquer ciclo de ensino não superior e/ou que desejem obter uma qualificação profissional.

 

Documentos para inscrição:

- Cartão de cidadão
- Certificado de habilitações
- Declaração comprovativa de situação de desemprego (não pode ter dados superiores a 30
dias)
- Comprovativo IBAN (é obrigatório que este comprovativo demonstre que o formando
é titular da conta bancária)
- Declaração da Segurança social (comprovando que rendimentos recebe/não recebe).

 

Observações

Formação a realizar-se de 2ª a 6ª, com horário das 9h00 às 17h00.

 

Regalias Financeiras:

-Bolsa de formação - 219, 41€/mês (ou seja 1,45€/hora de formação).
- Subsídio alimentação - 4, 77€/dia (obrigatória a presença de menos 3h/dia);

- Subsídio/despesa de transporte - até o máximo de 65, 82€ (15% do IAS). De acordo com a forma escolhida (despesa ou subsídio), os comprovativos a entregar são diferentes:

- Despesa de transporte – apresentação mensal recibo do passe/bilhetes de transporte público
Ou
Subsídio de transporte – apresentação de uma declaração da junta de freguesia atestando que não existe transportes públicos compatíveis com o horário da formação entre residência da formação e a formação local, indicando o número de km estimado dessa deslocação.

Objectivo Geral

  • Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação.
  • Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico-pedagógicas no seu planeamento e organização, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver.
  • Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.
  • Acompanhar e apoiar crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal.
  • Organizar refeições, bem como acompanhar e apoiar as crianças e jovens durante o período de refeições.
  • Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados.
  • .Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens.
  • Registar e reportar superiormente ocorrências.

 

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Conhecimentos

    1. Noções de:
      1. Desenvolvimento de crianças e jovens
      2. Problemas de desenvolvimento e sinais de alerta
      3. Processo de socialização da criança e do jovem
      4. Modelos e espaços pedagógicos
    2. Conhecimentos de:
      1. Ética e deontologia profissional
      2. Sistema Nacional de Intervenção Precoce
      3. Fundamentos de pedagogia
      4. Educação inclusiva
      5. Necessidades educativas específicas
      6. Modelos curriculares e áreas de conteúdo educativo
      7. Espaços socioeducativos
      8. Projeto de intervenção pedagógica
      9. Recursos e materiais educativos
      10. Ficheiros de atividades educativas
      11. Técnicas de animação para crianças e jovens
      12. Técnicas de comunicação e de relacionamento com crianças e jovens
      13. Literatura para a infância e juventude
      14. Respostas sociais e educativas para crianças e jovens
      15. Planificação e desenvolvimento de atividades de tempos livres
      16. Planificação e desenvolvimento de atividades de animação
      17. Planificação e desenvolvimento de atividades artísticas
      18. Planificação e desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas
      19. Comportamentos e hábitos alimentares
      20. Comportamentos e hábitos de higiene
      21. Cuidados de saúde primários
      22. Organização, manutenção e higiene materiais, equipamentos e espaços
      23. Primeiros socorros
      24. Prevenção de acidentes e segurança de crianças e jovens

    Aptidões

    1. Aplicar técnicas de animação e dinamização para crianças e jovens
    2. Aplicar técnicas de planificação e programação de atividades para crianças e jovens
    3. Aplicar como técnicas de desenvolvimento de atividades para crianças e jovens
    4. Identificar os principais problemas de saúde da criança e do jovem
    5. Aplicar medidas de prevenção e atuação em caso de doença
    6. Identificar sinais de alarme no desenvolvimento de crianças e jovens
    7. Aplicar técnicas de planificação e desenvolvimento de atividades artísticas
    8. Aplicar técnicas de manipulação de materiais educativos
    9. Aplicar técnicas de organização de espaços socioeducativos
    10. Selecionar e organizar ficheiros de atividades educativas
    11. Aplicar técnicas de conceção de projetos de intervenção pedagógica
    12. Aplicar técnicas de leitura e escrita para a infância e juventude
    13. Participar na planificação de atividades pedagógicas para crianças e jovens
    14. Aplicar técnicas de promoção do bem-estar e segurança de crianças e jovens
    15. Aplicar técnicas de apoio ao desenvolvimento de rotinas e regras de acordo com o desenvolvimento de cada criança e jovem
    16. Aplicar técnicas de acompanhamento e apoio às crianças e jovens durante o período de refeições
    17. Aplicar técnicas de acompanhamento e apoio às crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal
    18. Aplicar técnicas de acompanhamento e apoio às crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de sono
    19. Aplicar estratégias de comunicação com crianças e jovens.
    20. Aplicar os cuidados de saúde primários para crianças e jovens.
    21. Aplicar como técnicas de higiene, manutenção e organização de materiais, equipamentos e espaços
    22. Reportar eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento da criança

    Atitudes

    1. Respeitar os aspetos éticos e deontológicos da profissão.
    2. Comunicar de forma clara, precisa, persuasiva e assertiva.
    3. Demonstrar estabilidade emocional e autocontrolo.
    4. Demonstrar segurança e confiança.
    5. Demonstrar capacidade de observação.
    6. Trabalhar em equipa.
    7. Estabelecer relações interpessoais empáticas.
    8. Demonstrar capacidade de gestão de conflitos.
    9. Agir em conformidade com regras sociais de conduta.
    10. Estimular a autonomia nas crianças e jovens.