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  • Duração300.0 horas
Condições de Inscrição

Critérios de seleção (Modatex):

Motivação e aptidão para a área;Competências técnicas (prova técnica);Dados de inscrição.


Todos os candidatos a ações de formação no MODATEX passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Clique no Centro Qualifica no menu Formação/Certificação para mais informações.

Destinatários:

Desempregados (habilitações iguais ou superiores 9º ano).


Documentos para inscrição:

- Cartão de cidadão
- Certificado de habilitações
- Declaração comprovativa de situação de desemprego (não pode ter dados superiores a 30 dias)
- Comprovativo IBAN (é obrigatório que este comprovativo demonstre que o formando é titular da conta bancária)

Observações

Formação a realizar-se de 2ª a 6ª, com horário das 9h00 às 17h00.
- Carga horária diária: 7 horas/dia.



Apoios Sociais:

A aplicar a desempregados:

Bolsa de formação: Valor pago por hora assistida até o máximo de 50% do IAS.Subsídio de alimentação: 4,77€/dia (Frequência mínima de 3 horas).Subsídio de acolhimento: até o máximo de 50%do IAS.Despesas de transporte: valor do transporte público ou subsídio de transporte até o máximo de 15% do IAS.
Nota: o valor total dos apoios pagos nas rubricas referentes ao subsídio de alimentação, subsídio de acolhimento e despesa ou subsídio de transporte tem o limite máximo de 75% do IAS.

Objectivo Geral

O que faz?
1. Executar tarefas de preparação da matéria-prima, nomeadamente, lã, linho, algodão e seda.
2. Seleccionar a matéria-prima, tendo em conta a técnica de execução escolhida e as especificações técnicas do projeto;
3. Executar tingimentos em fios e fibras naturais com plantas tintureiras;
4. Preparar meadas, novelos, bobines e canelas;
5. Preparar tecidos e linhas.
6. Conceber e executar tecidos/produtos de tecelagem, utilizando a matéria-prima adequada, em tear de baixo liço.
7. Conceber projetos inovadores e/ou tradicionais cumprindo critérios de qualidade estética;
8. Interpretar e/ou realizar o debuxo dos tecidos a executar no tear e elaborar a ficha técnica de cada produto;
9. Calcular e urdir a teia em função do projeto a realizar;
10. Efectuar a montagem da teia e preparar o tear;
11. Executar tecidos com diversas estruturas, efeitos e padrões, utilizando as técnicas adequadas de utilização do tear e dos seus acessórios;
12. Efectuar as tarefas de acabamento dos produtos executados.
13. Conceber e executar tapeçarias, utilizando a matéria-prima adequada, em tear de alto liço.
14. Conceber projetos para tapeçaria aplicando conhecimentos sobre cor, texturas, volumetrias e cumprindo critérios de qualidade estética e compositiva;
15. Executar cartões e maquetes para tapeçaria;
16. Efectuar a montagem de teias e liços;
17. Executar tapeçarias aplicando as técnicas de gobelins, vários efeitos do ponto de tafetá, pontos com relevo e pontos de nó;
18. Executa trabalhos aplicando materiais e técnicas de tapeçaria contemporânea;
19. Efectuar as tarefas de acabamento das tapeçarias.
20. Executar pontos bordados em produtos de têxtil/lar e vestuário, utilizando as matérias-primas, equipamentos e ferramentas adequadas.
21. Proceder à escolha de motivos e executar projetos;
22. Proceder ao decalque dos desenhos;
23. Executar bordados tradicionais em produtos de têxtil/lar e/ou vestuário, a partir de especificações técnicas fornecidas;
24. Executar bordados contemporâneos em produtos de têxtil/lar e/ou vestuário, a partir de especificações técnicas fornecidas;
25. Efectuar os acabamentos necessários nos produtos bordados.
26. Projectar, modelar e confecionar peças de vestuário, utilizando as matérias-primas, equipamentos e ferramentas adequadas.
27. Executar projetos de peças de vestuário, inspirando-se em elementos do património cultural, assim como nas tendências de moda e avaliando a viabilidade produtiva/comercial do produto;
28. Identificar medidas para a construção de moldes e modelar componentes das peças de vestuário e/ou executar transformações a partir de moldes base;
29. Confecionar diversas peças de vestuário, aplicando as técnicas adequadas de utilização de máquinas de costura.
30. Providenciar pela limpeza e conservação dos equipamentos e utensílios destinados à execução de produtos de têxtil/lar e vestuário.
31. Elaborar relatórios e documentos de controlo relativos à sua atividade.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Conhecimentos de:
Metodologia de projeto.
Matérias-primas utilizadas nos têxteis.
Fibras têxteis naturais e não naturais.
Teoria da cor.
Pesquisa e análise de tendências de moda.
Criação de debuxo.
Tinturaria natural.
Pontos de bordados tradicionais e contemporâneos.
Modelação base de vestuário.
Técnicas de limpeza e conservação de artigos têxteis.
Conservação de máquinas, ferramentas e acessórios específicas da profissão.
Controlo de qualidade.
Segurança, higiene, saúde e proteção ambiental aplicadas à atividade profissional.
Conhecimentos Aprofundados de:
Equipamentos, acessórios e matérias-primas para tecelagem de baixo liço e tapeçaria de alto liço.
Cálculo e montagem de teias no tear.
Interpretação de debuxo.
Estruturas fundamentais dos tecidos e seus derivados.
Técnicas de tecelagem.
Técnicas de tapeçaria.
Matérias-primas, equipamentos e acessórios para bordados.
Técnicas de execução de pontos bordados.
Matérias-primas, equipamentos e acessórios para modelar e confecionar vestuário.
Técnicas de transformação dos moldes base.
Técnicas de confeção de vestuário.

Aptidões
1. Aplicar as técnicas de elaboração de projetos de produtos têxteis.
2. Interpretar especificações técnicas relativas às operações necessárias à execução dos produtos têxteis.
3. Identificar e caracterizar as diferentes fases do processo de produção de tecidos.
4. Utilizar as técnicas e os processos de seleção e de preparação de equipamentos, ferramentas e materiais adequados à execução de produtos de tecelagem.
5. Utilizar os diferentes tipos de equipamentos, ferramentas e materiais aplicados na execução da tecelagem.
6. Utilizar as diferentes técnicas de tecelagem.
7. Utilizar as técnicas e os processos de seleção e de preparação de equipamentos, ferramentas e materiais adequados à execução de tapeçarias.
8. Utilizar os diferentes tipos de equipamentos, ferramentas e materiais aplicados na execução de tapeçarias.
9. Utilizar as diferentes técnicas de produção de tapeçarias.
10. Utilizar as técnicas adequadas à execução de tapeçarias contemporâneas.
11. Utilizar as técnicas e os processos de seleção e de preparação de equipamentos, ferramentas e materiais adequados à execução de bordados.
12. Utilizar os diferentes tipos de equipamentos, ferramentas e materiais aplicados na execução de bordados.
13. Utilizar as diferentes técnicas de bordar.
14. Utilizar as técnicas e os processos de seleção e de preparação de equipamentos, ferramentas e materiais adequados à modelação e confeção de vestuário.
15. Utilizar os diferentes tipos de equipamentos, ferramentas e materiais aplicados na execução de peças de vestuário.
16. Utilizar as técnicas de modelação de peças de vestuário.
17. Utilizar as técnicas de confeção de peças de vestuário.
18. Utilizar os métodos, as técnicas e os procedimentos de controlo de qualidade dos artigos executados.
19. Utilizar os procedimentos e as técnicas de limpeza e conservação dos equipamentos e utensílios usados na execução dos produtos têxteis.
20. Aplicar as normas de segurança, higiene, saúde e de proteção ambiental respeitantes à atividade profissional.
21. Utilizar documentação técnica respeitante ao registo da atividade desenvolvida.

Atitudes
1. Revelar sentido criativo e estético.
2. Facilitar o relacionamento interpessoal com os interlocutores internos e externos com vista ao desenvolvimento de um bom nível de colaboração.
3. Tomar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações concretas.
4. Integrar os princípios de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção ambiental, no exercício da atividade.
5. Adaptar-se à evolução dos materiais e das novas tecnologias.