Informação sobre o curso

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  • Duração2045.0 horas
  • Objectivo Geral

    Noções de:
    Gestão da Produção.
    Gestão de Recursos Humanos.
    Química e Física.
    Conhecimentos de:
    Língua estrangeira (interpretação de documentação técnica).
    Informática na ótica do utilizador.
    Normalização e legislação específica da qualidade.
    Enquadramento sócio-económico do setor, nacional e internacional.
    Técnicas de Planeamento e Organização.
    Tecnologia dos materiais, dos equipamentos e processo produtivo.
    Gestão e garantia da qualidade.
    Segurança, higiene e saúde do trabalho.
    Métodos de diagnóstico.
    Comunicação e relações interpessoais.
    Conhecimentos Aprofundados de:
    Métodos de análise estatística.
    Ferramentas da qualidade.
    Métodos de diagnóstico.

  • Objectivos Específicos

    Participar com os órgãos responsáveis pela qualidade, na implementação do Sistema de Garantia de Qualidade.
    Colaborar na elaboração do Manual da Qualidade, tendo em conta as normas referentes à Garantia da Qualidade;
    Colaborar na melhoria dos procedimentos de produção e da forma de organização da produção.
    Definir os procedimentos relativos ao controlo da qualidade para cada área funcional, de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.
    Analisar informações técnicas referentes a especificações do produto e processo produtivo;
    Elaborar procedimentos de controlo da qualidade do produto e as folhas de registo necessárias;
    Elaborar procedimentos de calibração e manutenção do equipamento utilizado na fabricação do produto e as folhas de registo necessárias;
    Elaborar procedimentos de controlo e registo da documentação;
    Elaborar procedimentos de controlo do processo produtivo;
    Elaborar os planos de auditorias internas;
    Elaborar procedimentos de tratamento estatístico de controlo da qualidade.
    Implementar e acompanhar os procedimentos de controlo da qualidade.
    Divulgar os procedimentos, prestando os esclarecimentos necessários a cada área funcional da empresa;
    Assegurar o cumprimento da aplicação dos procedimentos da qualidade;
    Assegurar o cumprimento dos procedimentos de calibração e manutenção estabelecidos;
    Propor ações de informação/formação específica em qualidade ou em áreas determinantes para esta, em função das necessidades de formação diagnosticadas.
    Avaliar os resultados da aplicação dos procedimentos de controlo da qualidade da empresa.
    Identificar não-conformidades dos produtos e do processo produtivo e diagnosticar as respetivas causas;
    Definir ações corretivas e preventivas das não-conformidades e acompanhar a sua implementação;
    Avaliar a eficácia dos resultados das ações corretivas desenvolvidas, adequando os procedimentos elaborados;
    Desenvolver auditorias internas, verificando as condições e os procedimentos da qualidade nas várias fases do ciclo de produção, segundo um plano preestabelecido e elaborar os relatórios respectivos;
    Acompanhar as equipas de auditorias externas, prestando informações e esclarecim

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

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