Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso 0077 - Áreas de produção de um trabalho gráfico e géneros e processos de edição
Objectivos

Esta formação visa proporcionar aos participantes o conhecimento e as habilidades necessários para a criação, desenvolvimento e edição de materiais gráficos, abordando os diferentes géneros e processos de edição, com o intuito de garantir uma versatilidade de conteúdos visuais adequados aos objetivos comunicacionais e às necessidades do público-alvo.

Objectivos Específicos

  • Identificar áreas de produção de um trabalho gráfico.
  • Distinguir géneros e processos de edição.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Desenho gráfico
    • Atelier
    • Agência de publicidade
    • Edições
    • Designer gráfico
    • Desenhador gráfico
    • Pré impressora
    • Arte final ou finalização do trabalho na gráfica
    • Briefing e orçamento
    • Projecto e concepção
    • Maqueta
    • Acompanhamento litográfico
  • Pré-Impressão
    • Digitação de texto
    • Original de traço e de tom contínuo
    • Digitalização de imagem
    • Meio tom e redes
    • Cadernos
    • Imposição
    • Provas de cor ou ozalide
    • Provas para revisão gráfica
    • Saídas
  • Impressão
    • Tipográfica
    • Rotogravura
    • Offset e digital
    • Cor direta e quadricromia
    • CTP
    • Tintas vernizes e plastificações
    • Formatos normalizados
    • Catálogo pantone
  • Acabamentos
    • Dobra e vinco
    • Lombada direita ou boleada
    • Costura a linha
    • Ponto de arame
    • Corte
  • Tipos de publicações
    • Livro
    • Jornal
    • Revista
    • Boletins informativos
    • Folhetos e brochuras
  • Estratégias de comunicação
    • Público alvo
    • Faixa etária
    • Estrato económico
    • Estrato social
    • Estrato cultural
    • Periodicidade
    • Adequação e escolha de grafismos