Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração1885.0 horas
  • Objectivo Geral

    1. Noções de:

    1.1. Matemática – cálculo numérico.
    1.2. Técnica hoteleira.
    1.3. Legislação hoteleira e da atividade profissional.
    1.4. Organização do serviço de alojamento.
    1.5. Conservação dos equipamentos hoteleiros.
    1.6. Técnicas de aprovisionamento e gestão de stocks em serviço de alojamento.
    1.7. Técnicas de costura.
    1.8. Técnicas de decoração hoteleira.
    1.9. Sistemas de gestão da qualidade, da segurança e do ambiente.
    1.10. Informática aplicada ao serviço de alojamento.

    2. Conhecimentos de:2.1. Língua portuguesa.
    2.2. Língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação elementar e utilização de vocabulário técnico específico).
    2.3. Relações interpessoais e comunicação.
    2.4. Tipologia, propriedades e características dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de lavandaria/rouparia.
    2.5. Tipologia, propriedades e características dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns.
    2.6. Técnicas de conservação dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de lavandaria/rouparia.
    2.7. Técnicas de conservação dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns.
    2.8. Segurança de pessoas e bens na atividade hoteleira.
    2.9. Saúde, higiene e segurança profissional e hoteleira.
    2.10. Técnicas do serviço de lavandaria.

    3. Conhecimentos aprofundados de:3.1. Técnicas do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns.
    3.2. Técnicas do serviço de rouparia.

  • Objectivos Específicos

    1. Efectuar o trabalho de limpeza, arrumação e decoração dos quartos, andares e zonas comuns.1.1. Executar o trabalho de limpeza e arrumação dos quartos, andares e zonas comuns, nomeadamente, a limpeza de móveis e casas de banho aplicando os produtos adequados, a substituição de roupas de cama e de casa de banho e a reposição de produtos de higiene pessoal;

    1.2. Efectuar arranjos decorativos nos quartos, andares e zonas comuns, nomeadamente, na substituição e na elaboração de arranjos de flores.

    2. Assegurar a assistência a clientes durante a sua estada.2.1. Prestar assistência aos clientes satisfazendo os seus pedidos/necessidades, no que diz respeito, nomeadamente, à recolha e distribuição de roupas e ao fornecimento de roupas extra de cama e/ou casa de banho ou de outros produtos de uso pessoal;
    2.2. Prestar assistência a clientes especiais, cumprindo os procedimentos estabelecidos para estas situações específicas;
    2.3. Atender reclamações e sugestões, identificando necessidades e expectativas do cliente e assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
    2.4. Prestar informações aos clientes, esclarecendo-os sobre o funcionamento da unidade e os serviços que lhe estão subjacentes.

    3. Colaborar com o serviço de lavandaria/rouparia.3.1. Efectuar a receção de roupas sujas, procedendo à sua seleção, tendo em conta, nomeadamente, as características dos tecidos, as instruções de limpeza dos mesmos e o estado de conservação das roupas;

    3.2. Assegurar, quando necessário, a limpeza de roupas, nomeadamente, operando máquinas de limpeza de roupas e aplicando os produtos adequados;
    3.3. Assegurar, quando necessário, o tratamento de roupas, nomeadamente, efetuando a passagem a ferro, dobragem e arrumação de roupas;
    3.4. Efectuar a devolução/armazenamento de roupas lavadas pelo serviço;
    3.5. Executar, quando necessário, pequenos arranjos de costura à mão e/ou à máquina, nomeadamente, baínhas e botões descosidos.

    4. Controlar o estado de conservação dos equipamentos da área de alojamento da unidade e dos produtos de consumo e materiais necessários ao serviço de limpeza e arrumação dos quartos, andares e zonas comuns e ao serviço de lavandaria/rouparia.4.1. Verificar o estado de conservação dos equipamentos da área de alojamento e informar o seu superior hierárquico e/ou os serviços de manutenção, em caso de deteção de avarias nos equipamentos;
    4.2. Controlar o estado de conservação dos produtos de consumo e dos materiais necessários ao serviço de limpeza e conservação dos quartos, andares e zonas comuns, nomeadamente no armazenamento de produtos e materiais de limpeza necessários à higienização dos quartos e casas de banho;
    4.3. Controlar o estado de conservação dos produtos de consumo e dos materiais necessários ao serviço de lavandaria/rouparia, nomeadamente no armazenamento de produtos e materiais de limpeza necessários à limpeza de roupas.

    5. Colaborar no aprovisionamento e gestão do stock dos produtos de consumo e dos materiais necessários aos serviços, com o seu superior hierárquico, nomeadamente, no controlo do stock dos produtos de higiene pessoal e dos produtos de limpeza necessários à limpeza dos quartos, casas de banho e roupas.
    6. Participar na elaboração periódica do inventário das roupas, dos objetos e dos equipamentos afetos aos serviços.
    7. Preencher documentação relativa ao exercício da sua atividade, nomeadamente, o registo dos quartos/andares limpos, das roupas recepcionadas e das devolvidas e dos objetos encontrados.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Manifestar interesse Pedir contacto